Os contadores sempre se deparam com desafios e mudanças, e este ano não foi diferente. Em meio a uma economia flutuante, leis e regulamentos tributários dinâmicos e tecnologia em evolução, espera-se que as equipes de contabilidade gerenciem tudo com graça e precisão.
Com esses desafios vêm as soluções. Descrevemos como ser ágil em 2023 enquanto olhamos para o futuro com otimismo.
1. Manter o dinheiro em mãos
Melhorar o fluxo de caixa deve ser sempre uma prioridade, principalmente agora. Mantenha dinheiro suficiente disponível para durar de 12 a 18 meses, caso ocorra uma recessão.
Você pode maximizar o dinheiro disponível identificando maneiras de reduzir suas despesas e melhorar as margens do produto. Além disso, considere os processos de contas a receber e contas a pagar. Monitore métricas como despesas, faturas vencidas e fluxo de caixa operacional de perto. Gerar e rastrear relatórios diários irá mantê-lo sintonizado com as mudanças e flutuações, ajudando assim a preparar o seu negócio para o sucesso a longo prazo.
Então, como você executa relatórios, rastreia os KPIs certos e obtém acesso a dados em tempo real? Com um forte sistema de gestão financeira , é claro. Podemos fazer algumas sugestões:
Os sistemas de ERP´s oferece uma visão em tempo real de sua posição de caixa enquanto gera previsões de curto prazo rápidas e precisas, para que você possa gerenciar o fluxo de caixa de maneira mais inteligente. Uma visão 360 também um painel configurável que inclui links para as principais atividades de gerenciamento de caixa, incluindo lembretes de tarefas a serem realizadas, saldo de caixa atual, saldos de contas a pagar e contas a receber, tendências de fluxo de caixa e muito mais. O contador tem que sempre estar na frente e para isso segue algumas dicas abaixo!
Ter visibilidade em tempo real de todo o processo de AR, para que as equipes financeiras possam verificar facilmente o status dos recebíveis a qualquer momento – desde um nível macro até cada cliente e fatura individual. As contas a receber são vitais para o fluxo de caixa do seu negócio, e automatizar o processo ajuda a criar a liquidez necessária para financiar o crescimento e encurtar o ciclo de crédito para caixa.
2. Navegando em mudanças nas leis tributárias
Os contadores devem estar constantemente atentos às mudanças nas leis tributárias, mas 2023 trouxe mais mudanças do que o normal. No início do ano, o presidente da Conferência Nacional de Praticantes de CPA divulgou quase 6.000 páginas de novas disposições na Lei de Dotações Consolidadas, mais conhecida como lei de estímulo COVID, que os contadores precisam entender e gerenciar antes desta temporada de impostos. . Isso incluía prorrogações de impostos, dedutibilidade de despesas de PPP, potencial para empréstimos de segundo saque de PPP e um processo simplificado para perdão de empréstimo de PPP para valores abaixo de US$ 150.000.
Compreender e cumprir 6.000 páginas de novas regras fiscais pode ser assustador. O software de contabilidade pode tornar um ano fiscal complexo muito mais gerenciável, fornecendo registros facilmente acessíveis, garantindo a conformidade e gerando demonstrações financeiras precisas. Isso libera tempo para que você possa se concentrar melhor em detalhes pontuais, como perdão de empréstimo do PPP.
3. Requalificação
Aumentar as habilidades e conhecimentos para fazer melhor uso dos resultados da tecnologia beneficiará os funcionários e a empresa como um todo, especialmente à medida que a automação aumenta. Concentre-se em aprimorar suas habilidades e aprender mais sobre folha de pagamento baseada em nuvem, sistemas de planejamento de recursos empresariais (ERP), análise de dados, modelagem financeira e previsão. Oferecer educação e treinamento contínuos também tem o benefício adicional de aumentar o moral e a retenção dos funcionários. As tendências globais de talentos mostram que as empresas com classificação alta em treinamento de funcionários veem taxas de atrito 53% menores do que aquelas com classificação inferior.
4. Ficar seguro
Você sabia que leva em média 280 dias para identificar e conter uma violação de dados? E o custo médio de uma violação de dados é de US$ 3,86 milhões. Basta um link malicioso deslizar pelas rachaduras para causar estragos em um sistema. O software desatualizado aumenta a probabilidade de malware e ransomware causarem danos, portanto, verifique se todos os sistemas estão atualizados e se você está operando em um sistema seguro, como um baseado na nuvem.
O ERPs, por exemplo, ajuda a garantir a segurança operacional adicionando camadas de proteção adicional, incluindo autenticação de usuário final multifator e autenticação de aplicativo baseada em token. Além disso, o monitoramento 24 horas por dia — apoiada por ferramentas, controles e políticas avançadas — quem mantém a segurança dos data centers.
5. Aproveitando a onda econômica
A economia sempre terá fluxo e refluxo, subirá e descerá, e fará a transição de favorecimento de touros para ursos e depois para touros novamente. Não podemos prever o futuro, mas podemos nos preparar para ele. Valorizar os dados em tempo real, manter a conformidade e permanecer flexível ajudará sua empresa a prosperar diante da mudança. Investir em boa tecnologia também pode ajudar, permitindo que as equipes identifiquem os desafios conforme eles aparecem.
Oi Garcia é Ivanise Sena da IASA, há muito tempo não nos falamos, veja meu Instagram , sou Bióloga agora🤝🙏 21 994571741, olha meu Facebook.
Não te achei nem no Facebook e nem no Instagram