Gestão do Conhecimento aplicado nos Processos de Negócios

Gestão do Conhecimento aplicado nos Processos de Negócios

Quando uma pessoa compra um produto ou serviço de uma determinada empresa em detrimento de outras, ela está, na verdade, absorvendo o valor – aparente ou imaginário – que a empresa expressa conhecimento (implícita e explicitamente), entre outras coisas, negócios, mercados, clientes, processos um modelo de educação corporativa.

Este exemplo reflete o estado atual da economia global, onde a competição entre empresas com conhecimento é aceitável. Assim, a gestão do conhecimento empresarial valioso tornou-se uma competência fundamental das empresas, especialmente na economia pós-industrial.

Sustentabilidade

Ocorre que identificar, criar, armazenar e compartilhar esse conhecimento estratégico não são atividades insignificantes para o sucesso e sustentabilidade da empresa. Isso significa que não faria muito sentido entrar em contato com o pessoal da equipe de primeira linha e informá-los que a partir de agora, conforme determinado pela direção da empresa, eles terão que realizar tais atividades. Como resultado direto desse esforço, esse grupo de funcionários enfrentará grande resistência, provavelmente porque perceberam que isso apenas criaria trabalho adicional para eles. Algo muito semelhante acontecerá no nível tático e estratégico das empresas.

Orientação

Por outro lado, adotar a orientação por Processos de Negócios, pode representar uma saída para tal problema. Tal assertiva advém do fato de a gestão do conhecimento (GC) e o gerenciamento de processos de negócio (BMP) apresentarem ciclos de vida semelhantes. Dessa forma, identificar, criar, armazenar, compartilhar e gerir os conhecimentos que suportam tais processos faz sentido para todas as pessoas de uma empresa: executivos, gerentes e pessoal da área operacional (chão de fábrica).

Integrar os ciclos de vida da gestão do conhecimento e BPM pode levar a incorporação natural da GC à cultura de uma empresa e à maneira de trabalhar das pessoas?

podem potencializar essa integração, promovendo a efetiva identificação, criação, armazenamento, compartilhamento e aplicação do conhecimento de alto valor para uma empresa?

O que é uma ferramenta BPM?

Ferramentas BPM são instrumentos utilizados para automatizar, medir e otimizar processos de negócios. As ferramentas permitem que a gestão dos processos seja realizada de forma mais fácil, segura e precisa.

Em geral, estamos falando de softwares que possuem funções que vão desde documentação até simulação dos processos.

Processos de negócio

Mas o que vem a ser processo? O termo processo é utilizado indiscriminadamente nos ambientes corporativos, para designar tudo que é feito em uma organização. Isso pode levar a muitas confusões. Além disso, a palavra pode refletir grandes ou sutis diferenças, de acordo com o contexto de uso. A partir dessa série de conceitos, pode-se, sinteticamente, caracterizar processo como um conjunto de atividades inter-relacionadas, que transformam entradas em saídas. Contudo, o conceito de processo evoluiu e incorporou a dimensão negócio.

Gestão do conhecimento

Não há uma definição universalmente aceita de GC. Em um levantamento informal sobre o assunto, podemos encontrar centenas de definições publicadas de GC e uma que gosto muito é: processos, tecnologia e pessoas, necessária para gerir o corpo de conhecimentos estratégico à sustentação e expansão dos negócios de uma empresa, visando a sua perenidade.

Essa definição de Gestão do Conhecimento podem ser assim caracterizados: Processos de negócios, Pessoas, TIC, Liderança

Ciclo de vida da gestão do conhecimento e Processo de negócios

Fases do ciclo de vida do conhecimento organizacional e identificar o que e como cada uma delas influencia o desenvolvimento de produtos e serviços. O principal insumo de um PN é o conhecimento que uma empresa produz, a partir do seu próprio ambiente de negócio. Ocorre que, os mercados são dinâmicos, as tecnologias evoluem e as necessidades dos clientes mudam. Assim, os processos de negócio também apresentam um ciclo de vida bem definido.

Como mostrado na figura abaixo.

Figura abaixo : Processos do ciclo de gestão do conhecimento e o ciclo de vida do BPM

As fases de ciclo são caracterizadas pelas seguintes atividades:

            

Fonte: Livro: Cadernos de Pesquisa em Inovação: as novas tecnologias e as tendências em inovação

        • Identificar/Criar; Armazenar; Compartilhar; Aplicar; Descarte → Conhecimento Organizacional

        • Planejar; Modelar; Representar; Executar; Atualizar → Processo de Negócios

Integração entre os ciclos de vida da GC e do BPM

A o principal benefício em se integrar o ciclo de vida do conhecimento organizacional ao BPM é a possibilidade real de se incorporar, naturalmente, a GC à cultura de trabalho de uma empresa. A GC será transparente para os empregados, pois estará refletida na forma de trabalhar das pessoas, nas maneiras de elas se relacionarem, nas rotinas de trabalho e, sobretudo, sem representar carga adicional de trabalho.

A ideia central aqui é fazer com que a GC faça sentido para as pessoas de uma organização. Nesse sentido, chegar para os executivos, os gerentes e o chão de fábrica e dizer que gerir os conhecimentos que suportam os PN é fundamental para a competitividade e sobrevivência da organização, faz todo o sentido para essas pessoas.

Fonte: Livro: Cadernos de Pesquisa em Inovação: as novas tecnologias e as tendências em inovação

Figura: Integração entre os ciclos de vida de gestão do conhecimento eBusiness Process Managemen

O trabalho que deverá ser empreendido em cada uma dessas fases são:

  • Planejar: nessa fase, a empresa elabora o seu plano de GC, deve contemplar: i) justificativa da GC, ii) escopo, iii) como será implementada: quais serão os PN, v) fatores críticos de sucesso e v) análise de custo.

  • Modelar: essa fase representa a maior contribuição do BPM para a GC. A modelagem de PN proporciona intensa identificação e criação de conhecimento de alto valor para os negócios de uma empresa. Verifique as ferramentas disponíveis no mercado para essa fase.

  • Compartilhar: os modelos de PN validados são compartilhados, a fim de que todos da empresa possam consultá-los, instanciá-los, reutilizá-los, refiná-los e aplicá-los para o suporte e/ou geração de outros serviços e produtos.

  • Aplicar: nessa fase, os PN são operacionalizados e monitorados por meio de indicadores: Business Process Monitoring (BPM).

  • Descartar: os conhecimentos passam pelo último refinamento. Aqueles que não mais atendem a requisitos de PN são descartados ou atualizados, para que possam realimentar o plano de GC.

O volume de dados, informações e conhecimentos gerados por uma abordagem de BPM é muito grande e altamente dinâmico, o que requer o suporte de tecnologias.

Conclusão

Então gerir conhecimento de alto valor para os negócios não é uma tarefa trivial, particularmente em empresas de grande porte. Mas sabe-se que essa é uma competência crítica para a competitividade das empresas, na atual dinâmica da economia. É com o desafio de desenvolver essa competência organizacional e incorporá-la à cultura da empresa.

A identificação, criação, compartilhamento e, sobretudo, aplicação de conhecimento no âmbito da empresa, a partir da integração entre BPM e GC, tem-se mostrado efetiva e sua aplicação tem se mostrado uma boa técnica de aplicação no ambiente empresarial.

E então, conseguiu entender do que se trata? O mercado oferece uma gama de opções quando se trata de ferramentas BPM, e é fundamental escolher a que melhor se adequa aos objetivos da sua empresa, e uni-la com sua habilidade de criação de PN. Verifique técnicas de compliance” que também poderão ser incorporadas ao estudo de melhorias da gestão empresarial.

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