O que é Infoprodutos digitais?
Tipos de Infoprodutos
1. Cursos online
2. Videoaulas
3. E-books
4. Audiobooks
5. Webinars
6. Podcasts
7. Screencasts
8. Videocasts
9. Portais de membros
10. Mentorias
11. Revistas eletrônicas
12. Whitepapers
13. Infográficos
14. Templates
15. Ferramentas digitais
Como ganhar dinheiro com diferentes tipos de infoprodutos?
Para além de conhecer os tipos de infoprodutos, vale a pena considerar os seus conhecimentos e também a sua vontade de otimizar os seus produtos digitais. Isto porque alguém pode facilmente escrever um e-book, mas prefere contratar outra pessoa para fazer o layout, por exemplo.
Faça-o você mesmo
Se tiver tempo e disponibilidade de sobra, é tempo de o fazer você mesmo. Se a ideia é produzir um infográfico, tente procurar tutoriais no YouTube para aprender a usar o Canva, e também procurar inspiração no Pinterest.
Externalizar parte do trabalho
Digamos que tem um bom network com professores . Que tal contratar um professor para gravar as suas aulas de EAD? Esta é uma forma de simplificar a produção de conteúdos e, mais uma vez, poupar tempo na monitorização de formação e indicadores de desenvolvimento.
Investir na Divulgação
Muito para além do conhecimento dos vários tipos de infoprodutos disponíveis no mercado, é essencial investir em estratégias de marketing digital de produtos. Desta forma, é possível captar e reter clientes, com uma excelente relação custo-benefício.
Estuda ferramentas de criação de conteúdos
Uma excelente ferramenta que indico é o Canva para negócios, pois em bem simples de operar e com um curva de aprendizado bastante rápida
Já uma grande necessidade é como você faz o seu network com seu publico, para isso uma das melhores ferramentas para construir relacionamentos é a LeadLovers.
Sei que pode iniciar um trabalho de forma gratuita e só depois pensar em se profissionalizar por isso essas ferramentas são importantes estar no seu radar de acompanhamentos.
Como criar um infoproduto atrativo e lucrativo?
Para saber como criar um infoproduto atrativo e, ao mesmo tempo, lucrativo, é preciso ter em mente qual é a sua proposta.
Por isso, antes de começar nosso passo a passo, vale considerar alguns pontos-chave para traçar um plano de negócios.
Você tem algo relevante a compartilhar? Pense na relevância do conteúdo para outras pessoas. Os infoprodutos de teor educativo são bastante populares, como os preparatórios para concursos, ensinamentos de programação, desenvolvimentos de sites, mas não são os únicos.
Dessa forma, você ainda pode optar por contar suas experiências e mostrar hobbies. Ou mesmo fornecer ferramentas úteis para resolver problemas de pessoas.
————>Assista aqui como começa um produto digital <————
Para quem você pretende vender infoprodutos?
É vital levar em conta as persona (personagens semifictícias) que representam seus prospects. Digamos que seu produto digital seja um e-book de finanças pessoais. Logo, um dos perfis seria uma pessoa que esta com suas finanças descontroladas, que neste caso pode ser homem ou mulher com atividade produtiva (um trabalhador).
Qual será o formato do seu infoproduto?
Curso online, Videoaula, E-books, Podcasts entre outros já mostrado acima.
Já pesquisou se tem alguém também vendendo o mesmo infoproduto?
Analisar as boas práticas da concorrência costuma dar um “norte” de como criar um infoproduto eficaz. Assim, você pode demonstrar como pretende melhorar (ou facilitar) a vida de alguém, evidenciando seu diferencial competitivo.
Um exemplo: seu foco são os vendedores de sistemas ou softwares para empresas e ainda praticam consultorias e hoje mais na moda as mentorias ? Um projeto interessante seria voltado para aulas para colaboradores das empresas. Pensando nisso, fica mais fácil ressaltar como seu negócio pode contribuir para entregar valores para pessoas ou empresas
Passo a passo: veja como criar um infoproduto do zero?
A seguir, listamos 5 dicas infalíveis focadas em como criar um infoproduto. E, claro, potencializar os lucros por meio dos canais digitais(Youtube, Facebook, Instagram, Linkedin..) .
1. Tenha uma câmera na mão e uma ideia na cabeça
Para iniciar um infoproduto uma ferramenta importante é uma câmera, podendo em muitos casos ser seu próprio celular, pois o importante não é o tipo de câmera, mas sim a ideia de o que pode ser transmitido, que até mesmo podemos não utilizar a câmera como exemplos no caso dos ebooks.
Nesse sentido, o conceito é o que mostra como grandes líderes inspiram ações. Afinal, os consumidores tendem a se identificar com o “por que” seu negócio existe. Pense: qual é a marca que pretende deixar no mundo, ao invés de considerar apenas “o que” e “como” você faz isso.
2. Defina a história que você vai contar
Na hora de estruturar os temas que serão abordados, é fundamental ponderar sobre as soluções propostas para sanar as “dores” das personas. Depois disso, o próximo passo é “envolver” seu público de interesse, lançando mão das técnicas de storytelling(técnica de como contar historias)
É como se você estivesse narrando uma história, com começo, meio, fim, “conflito”, ritmo, personagens, emoções e tudo mais. Por sinal, recomendamos conhecer a jornada do herói de Josef Cambell Para resumir, esse é um ciclo cativante que simboliza a superação, a recompensa, o tesouro conquistado, tambem podemos encontrar a Jornada do escritor de christopher Vogler
Vale lembrar que você pode começar com equipamentos que tem à disposição. E, em um segundo momento, aprimorar suas produções. Muitos infoprodutores gravam em celulares e editam com softwares gratuitos. Já para criar e-books, existem muitos plugins para o WordPress.
Por outro lado, se você se interessa por EAD, é ideal contratar uma plataforma de ensino para hospedar e gerenciar seu curso online. Além de garantir a segurança da LGDP, você ainda tem vários recursos: carrinho de compras, integração API, webconferência etc.
3. Crie conteúdos engajadores interativos
É aqui onde tudo acontece. Aliar conteúdo de qualidade com engajamento e interatividade são postos-chave para se posicionar como uma autoridade em um assunto. E, consequentemente, alcançar mais seguidores.
Veja o caso de sucesso do professor Alex Vargar, com um cursos e ensinamentos sobre marketing digital. Além de esclarecer dúvidas em tempo real, ele também traz insights dos seus anos de experiência como profissional da área.
Por falar nisso, quem quer estreitar o relacionamento e se conectar com stakeholders dispõe de inúmeras alternativas. Duas delas são:
- Formar comunidades VIP (Whatsapp, Telegram e Facebook) para compartilhar conteúdos exclusivos;
- Criar grupos de mentorias para dar feedbacks personalizados.
4. Invista na divulgação para potencializar o alcance
Muito além de saber como criar um infoproduto, é preciso investir em ações de marketing para divulgar o produto digital. O truque é agregar valor para, enfim, captar e fidelizar clientes.
Essas são algumas iniciativas que trazem resultados positivos:
- Sites e blogs otimizados para Automação de Vendas, com base em automação de vendas e relacionamento digital (Blog Automaca0 em vendas);
- Webinário: Funil de Vendas e Tráfego pago (Técnicas de tráfego pago)
- Ferramenta Canva para aumentar as vendas e manter um relacionamento de qualidade com seus públicos de interesse.(canva para negócios)
5. Acompanhe os indicadores de desempenho
Por fim, é essencial definir métricas para verificar o cumprimento dos objetivos e, se necessário, ajustar a estratégia as plataformas oferecem inúmeros dados para seu acompanhamento.
Pronto! Agora que você já está craque em como criar um infoproduto, que tal começar seu negócio online? Não perca mais tempo
————>Assista aqui como começa um infoproduto <————
Achei esse site por acaso em minhas pesquisas na internet,
acabou me interessando o assunto. Gostei do conteudo
que bom, espero ajudar
Excelente artigo.
Ainda existem muitas dúvidas quanto ao lançamento de um infoproduto e seu artigo foi muito esclarecedor.
Parabéns!
obrigado por sua opinião….