Quando falamos de metodologias de desenvolvimento de sistemas e gestão de projetos, a sigla ITIL nunca fica de fora. Mas, afinal, o que é ITIL? Como identificar se a metodologia é a escolha certa para sua empresa e o que a difere de outras opções, como PMBOK e COBIT?
ITIL – significa, Information Technology Infrastructure Library, ou “biblioteca de infraestrutura de tecnologia da informação”. Trata-se de um conjunto de boas práticas que pode ser implementado para organizar e otimizar o gerenciamento de TI de uma empresa.
O objetivo da metodologia ITIL é alinhar os serviços e processos da tecnologia da informação com as necessidades e objetivos do negócio. Assim, consegue-se chegar a uma gestão estruturada de todas as equipes e componentes que formam a organização, alcançando assim resultados mais estratégicos e eficazes.
Então O que é ITIL?
O ITIL descreve processos, procedimentos, tarefas e listas de verificação que não são específicos de uma única empresa ou da área de tecnologia, mas podem ser aplicados por uma organização para estabelecer a integração com a estratégia do negócio, entregando valor e mantendo um nível mínimo de competência.
A metodologia permite que a empresa estabeleça uma linha de base a partir da qual possa planejar, implementar e medir os processos de TI. Usado para demonstrar conformidade e medir a melhoria, o ITIL também é uma certificação concedida a indivíduos – não a organizações.
O que são os valores de serviço?
O sistema de valores de serviço (SVS) é o primeiro componente-chave da metodologia, conforme definido na quarta versão do livro oficial do ITIL. Os quatro componentes principais desses serviços são:
Cadeia de valor de serviço
Fornece um modelo de operação com seis atividades que devem ser o foco da gestão de TI:
- melhorar;
- se empenhar;
- design e transição;
- obter / construir;
- entregar e apoiar.
Práticas ITIL
Anteriormente chamados de “processos ITIL” e atualmente conhecidos como “práticas”, trata-se de um agrupamento de 14 práticas de gerenciamento geral, 17 práticas de gerenciamento de serviços e três práticas de gerenciamento técnico.
Como aplicar o ITIL em uma empresa?
Para implementar o ITIL da melhor maneira, é necessário customizar e integrar o framework de acordo com as necessidades da empresa. Personalizar as práticas é a melhor saída para não adotar processos desnecessários.
Boas práticas de ITIL: como aplicar?
Algumas práticas de ITIL são boas ideias para otimização dos processos de TI e para melhoria dos serviços.
Entre elas, estão a entrega constante de demandas para que seja possível aplicar a melhoria contínua nos processos.
Ter um método de trabalho organizado e reduzir os custos operacionais também facilita a estruturação do setor.
Para implementar o ITIL da melhor maneira, é necessário customizar e integrar o framework de acordo com as necessidades da empresa. Personalizar as práticas é a melhor saída para não adotar processos desnecessários.
Princípios orientadores do ITIL
Consideradas o core da metodologia ITIL, os itens apresentados abaixo também se encontram presentes em outros frameworks e métodos, como Swot, Lean, Agile, DevOps e COBIT.
- Foco no valor: gere valor diretamente ou indiretamente;
- Comece onde você está: preserve boas capacidades e melhore onde necessário;
- Progrida de forma iterativa com o feedback: melhore frequentemente em pequenos passos e avalie o caminho a seguir;
- Colabore e promova visibilidade: trabalho transparente nas equipes, com as partes interessadas e parceiros;
- Pense e trabalhe holisticamente: responsabilidade end-to-end;
- Mantenha-o simples e prático: o tamanho certo e o uso de processos, ferramentas e recursos são importantes;
- Otimize e automatize: reserve intervenção humana apenas para atividades realmente necessárias.
Melhoria contínua
A metodologia propõe que as perguntas abaixo sejam respondidas para ajudar as equipes a estruturarem o desenvolvimento de projetos e produtos, garantindo aprimoramento contínuo:
- Qual é a visão?
- Onde estamos agora?
- Onde queremos estar?
- Como chegamos lá?
- Tome uma atitude
- Nós chegamos lá?
- Como podemos manter o ritmo?
Agora que você já entende melhor o que é ITIL, que tal continuar automatizando processos e trazendo melhores e mais eficientes resultados para o seu negócio?
Também podemos falar sobre o PMBOK, mas isso é assunto para um próximo artigo.
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