O momento atípico da pandemia fez com que diversas empresas se adaptassem ao novo normal e se reestruturassem o mais rápido possível. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a crise da pandemia de Covid-19 afetou negativamente as atividades de 62,4% dos 2,8 milhões de empresas em funcionamento. Sabemos que muitas empresas não conseguiram se restabelecer, mas muitas tiveram seus novos planos e cenários bem desenhados para este momento de crise e conseguiram dar alguns saltos importantes e, até anteriormente, dados como absurdas.
Segundo uma pesquisa publicado pelo sebrae
A pandemia de coronavírus mudou o funcionamento de 5,3 milhões de pequenas empresas no Brasil, o que equivale a 31% do total. Outras 10,1 milhões, ou 58,9%, interromperam as atividades temporariamente.
Com isso podemos tambem identificar que muitas das adaptacoes das empresas neste novo cenario não voltarao da dito “normal” pois essas adaptacao mostrou-se como uma nova possibilidade de trabalho, e a tecnologia como principal agente de mudanças.
Neste novo senaria o que fica latente é a grande necessidade de adquirir conhecimentos, treinamentos e os cursos estão sim cada vez mais em alta pois se tornaram um verdadeira fonte de conhecimento uninda com a prática.
Veja um exemplo do curso do Alex Vargas um empresas que só trabalha com marketing digital onde nessa pandemia teve um grande crescimento, no treinamento dele, ele consegue colocar qualquer pessoal mesmo com conhecimentos iniciais em tecnologia no mundo virtual. Formando empresários de sucesso.
Creio que com esses novos modelos de curso e com as novas necessidade que dia a dia nos são imposta, podemos sim vencer o se adaptar ao novo senário empresarial.