Stakeholder é um termo da língua inglesa que tem como significado “grupo de interesse”. Fazem parte deste grupo pessoas que possuem algum tipo de interesse nos processos e resultados da empresa ou de um projeto
Um dos criadores do termo foi o filósofo Robert Edward Freeman. Ele definia a palavra stakeholder como os grupos que podiam afetar ou serem afetados pelos objetivos da organização.
Esses interesses podem ser, além dos processos e resultados, no planejamento dos projetos ou negócios, de modo positivo ou negativo e gestão de qualidade.
A quantidade de stakeholders demonstram a visibilidade e a importância que os projetos da empresa possui.
Exemplos de stakeholders
Alguns exemplos desses grupos de interesse são:
- Acionistas
- Investidores
- Proprietários
- Empregados
- Sindicatos
- Clientes
- Governo
- Concorrentes
- Consultores
- Implantadores de sistemas
Quais são os tipos de stakeholders?
Basicamente, existem dois tipos de stakeholders: os internos e os externos à organização.
Ou seja, colaboradores e gestores, por exemplo, são considerados internos. Já clientes, fornecedores e a imprensa, por exemplo, são externos.
Para além desses dois tipos, há outras subcategorias que dependem do nível de interesse e da legitimidade dos stakeholders.
- Stakeholder Arbitrário: é legítimo mas não possui poder de influência nas decisões da empresa;
- Stakeholder Adormecido: não apresenta legitimidade nem urgência, mas tem poder para impor seus interesses;
- Stakeholder Reivindicador: possui muita urgência, mas nenhum poder ou legitimidade;
- Stakeholder Dominante: é legítimo e possui grande poder de influência;
- Stakeholder Dependente: possui urgência e legitimidade, mas depende do poder de outros stakeholders para ser levado a sério;
- Stakeholder Definitivo: é legítimo, tem urgência e forte poder de influência sobre as decisões da empresa;
- Stakeholder Perigoso: possui poder e urgência, mas não tem legitimidade.
Por que é importante conhecer os stakeholders da sua empresa?
Conhecer quem são os grupos de interesse da sua empresa é algo indispensável para que se alcance o sucesso.
Isso porque desconsiderar os impactos que as decisões do seu modelo de negócio podem ter sobre os stakeholders pode acabar comprometendo os seus resultados e sua gestão financeira, além da imagem da empresa no mercado, consulte formas de métricas de media a qualidade.
Todas as ações precisam ser pensadas sem perder os stakeholders de vista. Os projetos e as políticas internas e externas devem considerar os indivíduos e os grupos que serão afetados positiva ou negativamente, direta ou indiretamente, pelas práticas da empresa.
Identificar e entender quem são os stakeholders da organização possibilita ter uma visão mais ampla sobre seus processos e sobre o impacto de suas atividades.
A partir disso, é possível implementar as melhorias necessárias para que todas as partes envolvidas e interessadas possam ficar satisfeitas.