A vamos escolher o que estudar envolve muitas tomadas de decisão, por isso enttender as difereças entre o tipo de curso e muito importante.
É preciso escolher a carreira, decidir a instituição em que vai estudar, se vamos fazer um curso presencial ou a distancia, se o turno será o da manhã ou o da noite… e também, se será uma graduação, tecnólogo ou curso técnico.
Basicamente, as principais diferenças entre graduação, tecnólogo e curso técnico são com relação à duração e ao foco profissional.
A graduação (nível superior) tem duração média de quatro a cinco anos e oferece a maior quantidade de conhecimento teórico e prático entre os três.
O tecnólogo (nível superior) dura de dois a três anos e é uma versão resumida da graduação, com foco no mercado de trabalho.
Já os cursos técnicos (nível médio) duram de dois meses a três anos, oferecendo uma formação rápida e focada em áreas profissionais específicas.
Graduação
O curso de graduação do Ensino Superior é ministrado nas modalidades Bacharelado e Licenciatura. Em ambas as modalidades, ao terminar o curso o aluno receberá um diploma de faculdade, de bacharel ou de licenciado. Com o diploma de graduação em mãos, é possível fazer cursos de pós-graduação e MBA.
Os cursos de graduação têm, em média, duração de quatro a cinco anos e oferecem amplo conhecimento teórico e prático da área escolhida. Os cursos são oferecidos em faculdades e universidades em todo o Brasil.
São milhares de opções de cursos, como Ciência da Computação, Analise de Sistemas, Direito, Medicina, Enfermagem, Administração, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Arquitetura e Urbanismo e muuuuitos outros, oferecidos nas modalidades Presencial e EaD.
Para entrar em um curso de graduação é preciso ter concluído o Ensino Médio. Então, o candidato precisará participar do processo seletivo da instituição (vestibular), que pode ser substituído pela apresentação da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em algumas instituições.
Graduação Tecnológica (Tecnólogo)
Assim como nos cursos de graduação (bacharelado e licenciatura), os alunos que concluem uma graduação tecnológica do Ensino Superior também recebem um diploma de faculdade, formando-se Tecnólogos.
Os cursos de graduação tecnológica, no entanto, são mais voltados para as demandas do mercado de trabalho e têm duração mais curta, de dois a três anos, e as opções de cursos abrangem as seguintes áreas: apoio escolar; gestão e negócios; hospitalidade e lazer; informação e comunicação; produção cultural e design; produção alimentícia; controle e processos industriais; produção industrial; infraestrutura; ambiente e saúde; recursos naturais; militar; e segurança.
Assim como a graduação tradicional (bacharelado e licenciatura), a graduação tecnológica também forma alunos qualificados a cursarem, posteriormente, pós-graduação e MBA. No entanto, alguns concursos públicos de nível superior restringem a participação a bacharéis e licenciados. Existindo curso complementando os curso tecnólogos deixando adicionando formações em licenciatura para aquele que querem seguir a carreira de docência. Para entrar em um curso de graduação tecnológica é preciso ter concluído o Ensino Médio. Então, o candidato precisará participar do processo seletivo da instituição (vestibular), que pode ser substituído pela apresentação da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em algumas instituições.
Curso Técnico
Curso técnico e tecnólogo são coisas bem diferentes. Como mostramos acima, tecnólogo é o profissional formado em uma graduação tecnológica. Ele tem um diploma de faculdade (Ensino Superior). Já o curso técnico não é de Nível Superior e não dá diploma de faculdade, mas dá direito a um certificado de conclusão do curso técnico de Nível Médio.
Os cursos técnicos podem ser feitos por quem já terminou ou ainda está fazendo o Ensino Médio. Oferecem conhecimento bastante específico sobre o assunto do curso e geralmente são focados em aspectos práticos.
Por terem curta duração – de alguns meses a até 3 anos – podem ser uma solução rápida para entrada no mercado de trabalho, mas não oferecem uma ampla formação na área.
As formas de ingressa em cursos técnicos são: Análise de histórico escolar; Sisutec (para os melhores no Enem).
Onde fazer cursos técnicos?
Instituições como Senai e Senac são bastante tradicionais quando falamos em cursos técnicos, mas existem muitas outras escolas públicas e particulares que oferecem essa modalidade de ensino.
Inclusive o governo patrocina muitos desse curso o transformando em cursos gratuitos, assim tendo nesta modalidade uma das mais rápidas para quem quer entrar no mercado de trabalho, por eliminar varias etapas que as outras modalidades exigem.
Procurem em sua cidade qual escola oferece curso profissionalizante, e qual curso oferece, é uma excelente formação, oportunizando o aluno a fazer até mesmo mais que um curso.